Como expandir a inteligência e o QI

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Como expandir a inteligência e o QI

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Expandir a inteligência

Como expandir a inteligência e o QI  

Quanto mais exercitarmos nosso cérebro mais forte ele fica. QI significa quociente de inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. Mesmo que existam limites em relação aos níveis de inteligências nativas, é possível expandir a inteligência.

Estudos realizados com pessoas de todas as idades mostram que o estilo de vida faz com que o QI aumente ou diminua ao longo dos anos. Da mesma forma que os músculos se desenvolvem ou se atrofiam de acordo com nível de atividade física, o cérebro reage ao exercício mental.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

 
1 – Desafie o seu cérebro

Você é campeão em palavras cruzadas? Torne-se mestre em alguma habilidade mental para seu cérebro liberar mais dopamina e aumentar sua inteligência. Busque novos jogos mentais, como por exemplo, xadrez e jogos de lógica.

2 – Faça exercícios físicos

Para o cérebro ficar bem, o corpo também precisa estar.  Quando praticamos exercícios físicos a capacidade de concentração aumenta. Atividades físicas liberam serotonina, neurotransmissor regulador do sono, do humor, evita depressão, dores de cabeça, e muitos outros benefícios.

 3 – Toque um instrumento musical

A música é um fantástico estimulo para o cérebro. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovaram que seis anos de estudo de música na infância provocam um aumento de 7,5 pontos no QI.

4 – Leia mais
Uma das formas mais eficazes de evitar o Alzheimer é ter o hábito de ler. A leitura é um excelente estimulador cerebral, especialmente obras de ficção, onde é exigido mais do cérebro. Quanto mais complexa for à leitura melhor.


5 – Prefira o lazer inteligente

Como já sabemos, os jogos ajudam a expandir nossa inteligência, e pesquisas mostram que eles funcionam. Um dos mais conhecidos é o N-back, disponível, inclusive, na forma de aplicativos de celulares. Mas qualquer jogo que envolva desafios mentais traz bons resultados.

 
6 – Dormir bem

Dormir mal prejudica a concentração e o raciocínio, além de interferir no nosso humor. Dormir e acordar cedo faz bem para o corpo, mas especialmente para o cérebro.