Como aproveitar o tempo e alcançar metas
Como aproveitar o tempo e alcançar metas
8 de março de 2016
expandir a inteligência
Como expandir a inteligência e o QI
7 de abril de 2016

Como Arrasar na Redação do Vestibular

como arrasar na redação
como arrasar na redação

Como arrasar na redação

Arrasar na Redação é questão de técnica

 

Marisa Magnus Smith é coordenadora da banca de avaliação de redações da PUC-RS. Ela explica que para arrasar na redação é essencial opinar sobre o tema.  Um dos principais erros que os candidatos cometem nas provas de redação é a preocupação extrema com a gramática.

Os erros gramaticais há muito tempo deixaram de ser o segredo de escrever uma boa redação. Segundo os especialistas, uma redação de qualidade, nada mais é do que um teste para verificar a capacidade do aluno em refletir e argumentar bem, de maneira fundamentada.

Para arrasar na redação dos vestibulares, ENEM e concursos públicos, os candidatos não devem simplesmente ficar indecisos (ora a favor, ora contra o tema), muito menos aceitar opiniões do senso-comum, fracas em argumentação. Quando o candidato não tiver certeza do que está escrevendo e não expor os motivos para que o fizesse pensar em uma determinada forma ou linha de argumentação, o texto fica vazio. Maurício Soares Filho é professor de redação do Cursinho Anglo, ele recomenda: “o texto tem que ter posicionamento, se for meramente informativo não é bom. Aliás, não dá nem para começar a escrever um texto se não tiver uma opinião. Um texto sem opinião não existe“.

como arrasar na redação - Portal Flávio Pereira

Como arrasar na redação

Para exemplificar o motivo pelo qual os especialistas em redação defendem a ideia de que tem que ter posicionamento, é fácil: imagine que as drogas acabaram de ser legalizadas no Brasil. De acordo com os gurus em redação, quando as pessoas abrem o jornal e leem um artigo sobre o tema e encontram um artigo sem nenhuma opinião ou argumentação, elas não refletirão, além de chato de ler. As pessoas não querem mera informação, querem também saber a opinião dos outros. Os especialistas dizem que aquilo que um leitor espera de um jornalista ou colunista de jornal, é o mesmo que um examinador de vestibular espera de um futuro universitário: reflexão e opinião.

Um texto impactante, interessante, contém uma opinião clara. A construção da redação deve valorizar seus argumentos e possuir uma estrutura textual organizada. Dessa forma não se corre o risco de “perder o fio da meada” e argumentar sobre um tema paralelo.

 

Cursos de Redação – Veja nos links abaixo

http://www.portalflaviopereira.com.br/redacao-facil-2/

http://www.portalflaviopereira.com.br/redacao-empresarial-2/

http://www.institutoflaviopereira.com.br/cursos/oficina-de-redacao/